Vida de Estudos

Por Vitória Azevedo

| imagem |

Já está aberto o período de aplicação para o mestrado em Artes: Character Animation and Animated Filmmaking na Gobelins L'Ecole De L'Image na França, sediada em Paris, que já está em seu terceiro ano de existência. O curso tem duração de dois anos e possui reconhecimento em empresas e instituições europeias e de diversas partes do mundo. O mestrado é aplicado completamente em inglês, tem como foco instruir e formar um profissional com capacidade de realizar funções como designer e/ou animador de personagem, direção e roteirização de animações, tendo como produto final do curso um curta-metragem animado, necessário para a formação.

| imagem retirada da página da Gobelins |

O programa apresenta como alma do curso o desenvolvimento de animação de personagem, mas fornece ao aluno todas as ferramentas necessárias para a produção de animações 2D e 3D em todos os seus aspectos.

A segunda sessão de aplicação já está aberta desde o dia 1º deste mês (fevereiro) e vai até o dia 20 de Março deste mesmo ano. Para aplicar é necessário ter todos os documentos de formação e qualificação acadêmica traduzidos, passaporte, carta de intenção, curriculum vitae, cartas de recomendação profissional ou acadêmicas e um portifolio composto por dois vídeos. A seleção é feita em duas etapas: primeiro eles analisam seus dados e portifolio de acordo com critérios disponibilizados no site, após isso, os selecionados são convodados a realizar uma entrevista em inglês por vídeo conferência com um juri, a qual irá determinar os selecionados para o programa.

Para obter mais informações acesse a página da instituição...

Gobelins L'Ecole  De L'Image
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Acho que já passou pela cabeça de muita gente fazer algum curso no exterior, seja ele graduação, mestrado, doutorado, especialização, ou outro qualquer que se tenha interesse no seu universo de preferências e escolhas. Afinal existe um mundo lá fora, e se o que você deseja está lá, corra atrás, não é mesmo? Para que esse seu sonho se realize você precisa estar ciente de algumas coisas e coletar algumas informações, sejam elas financeiras, burocráticas ou gerais sobre a região, para não entrar de cabeça onde não se conhece, ou dar tudo errado por não estar preparado para viver em outro país, nem conhecer suas regras.

Escolha do curso...

Atualmente com diversas plataformas e sistemas de buscas fica fácil conhecer as diversas possibilidades existentes pelo mundo. Como no meu caso é a busca por mestrado, gostei bastante do site Master-Mestrado, onde você pesquisa por temática e cursos de interesse, exibindo os existentes pelo mundo, sendo possível filtrá-los por continente ou país, e ainda apresentando links diretos aos sites oficiais das instituições para a obtenção de mais informações, como localização, taxas, possibilidade de bolsas, documentos para aplicação, residência estudantil, entre outras coisitas.

Taxas da instituição e documentos para aplicação...

Depois de se escolher o curso desejado, analise as possibilidades e quais das universidades que o fornece lhe agrada mais, afinal de contas você vai passar um bom tempo estudando, além do alto investimento feito, se a opção de bolsa não estiver disponível. Além da localidade da universidade um fator relevante são as taxas cobradas e as formas de pagamento disponibilizadas pelas instituições, que podem ser por mensalidades, 3 ou 4 pagamentos programados durante o decorrer do curso, ou da maneira que descreverem em seus editais e normativos.
Outro ponto é a documentação exigida para a aplicação nas instituições. De uma coisa é certa, você vai precisar passar por um tradutor juramentado para traduzir seus documentos acadêmicos, como histórico, diplomas e certificados necessários, então, inclua esse gasto no seu planejamento. Outro documento importante também, agora voltado para estudantes das artes é a produção de um portifólio, quase todas as instituições nas áreas de desenho, animação, cinema, fotografia, entre outras, pede que o aluno envie junto com a aplicação um portifolio, seja ele em formato físico ou digital, como um site, por exemplo. Portanto se pretende aplicar para alguma, vá começando a montar isso a medida que for produzindo, lhe poupa um tempo danado e uma correria louca pra fazer nas pressas depois.

Custo de vida...

Um fator importante para você escolher a localidade também é o custo de vida para se manter na cidade escolhida, aqui estão incluídos o valor do aluguel, contas de água, luz, gás, internet e telefonia, assim como custo básico para alimentação e transporte, juntamente com um extra para gastos com socialização e eventuais compras extras. Para isso, o site Já fez as malas?, disponibiliza projeções de custo de vida para diversos países e suas principais cidades. Esse valor pode e deve ser adaptado de acordo com as condições da instituição como a disponibilização de dormitórios ou refeitórios para estudantes estrangeiros.
Além dos gastos fixos, em alguns países onde não existe planos de saúde ou seguro para estrangeiros é necessário reservar uma quantia para eventuais emergências como consultas médicas e medicamentos. Mas se o curso que você quer só existe em uma instituição específica é se planejar para aquele local. Uma coisa que faço é converter a moeda do local para a nossa, tendo assim uma maior noção do valor a ser investido, e ainda tendo a possibilidade de comparação com outras cidades e instituições brasileiras, e digo que algumas vezes sai mais bancar uma pós graduação no exterior do que em grandes cidades brasileiras como Rio de Janeiro ou São Paulo.

Visto...

Para cada país são realizados procedimentos diferentes e assim como taxas, dependendo do tempo de permanência e em alguns casos de suas intenções. Então tenha certeza que vai dar tempo de estar com o visto certinho à tempo de viajar, até porque em alguns casos é necessário viajar para outra cidade do Brasil para conseguir retirar o visto, já que não são todas as capitais que possuem embaixadas ou consulados do país para o qual você pretende viajar. Dependendo da duração do curso, você terá que realizar a solicitação de visto para o tempo necessário, assim como em alguns casos, realizar a renovação desse visto de tempos em tempos juntamente com as comprovações de estudos ou trabalhos. Todas as informações relacionadas a documentações e valores podem ser encontradas nos sites das embaixadas e/ou consulados do país ao qual você pretende viajar.

Passagens...

A compra das passagens faz parte do planejamento e pesquisas a serem feitos, onde quanto antes compradas mais baratas serão, seja voo direto ou por trechos, se você tiver bancando tudo, não custa nada perder um tempinho pesquisando as possibilidades se for pra economizar. Lembrando que em alguns casos as passagens já devem estar compradas para a realização do visto, então fique atento para isso também.

No final de tudo isso, você terá informações suficientes para ir estudar fora, podendo se planejar para juntar o dinheiro, ou buscar por bolsas específicas e outras oportunidades, ou ter certeza de que aquele seu sonho é viável naquele momento ou não.
Ainda está na dúvida?
Procure conversar com amigos, ou amigos de amigos, ou amigos de familiares, sempre tem alguém que vai estar disposto a conversar com você que estão morando, estudando ou trabalhando no país ou cidade ao qual você pretende ir, principalmente se forem brasileiros, eles vão poder te dizer a realidade do local, e ainda podem responder algumas dúvidas sobre o funcionamento de transporte público, saúde, e outros.

Mas digo uma coisa, se é um sonho, vá atrás, afinal...

"Nunca desista de um sonho só por causa do tempo que você vai levar para realizá-lo. O tempo vai passar de qualquer forma." - autor desconhecido -


Share
Tweet
Pin
Share
No comentários

Então pessoas, pra quem não me conhece, eu sou Vitória Azevedo, paraibana, da cidade do Maior São João do Mundo (Campina Grande), nascida no dia internacional da mulher. já com 23 primaveras completas e quase chegando na próxima. Uma fã alucinada por Harry Potter e desenhos animados de todos os tipos, que tem um faniquito se passar muito tempo sem fazer algo de produtivo. 

Atualmente tenho graduação em Arte e Mídia pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) quem sabe não tem um post sobre o curso mais pra frente, muita gente me pergunta como é, e agora Especialização em História da Arte. Durante a minha vida acadêmica, até então, tive o apoio de diversos professores, que hoje estão dentro do meu círculo de amigos que me empurraram e incentivaram a sempre crescer. E foi graças a eles que passei a perceber as minhas forças, tendências e fraquezas. E uma delas é a vontade de aprender e estudar, sempre se renovando e agregando conhecimentos. E porque não continuar estudando? Tô buscando, para seguir duas de minhas paixões, fazer um mestrado na área de animação em stop-motion, e quem sabe depois disso continue seguindo com os estudos com doutorado e pós-doutorados ou o que mais vier pela frente, não custa nada pensar grande, né?

Mas porque danado tu tá criando esse blog? Vai contar depois desse alarido todo ai de cima?

Pois bem, tive a ideia de criar esse blog para compartilhar algumas dicas de estudos, plataformas, livros, oportunidades, além de algumas produções pessoais, me ocupando de maneira produtiva enquanto o senhor mestrado não aparece e/ou começa. Até porque estou ficando conhecida como a menina que sabe de tudo desses paranauê, então vamos compartilhar.

Então,

Sejam Bem Vindos ao Vida de Estudos
Share
Tweet
Pin
Share
No comentários
Newer Posts

About me

Paraibana, elétrica, que não para quieta, fanática por Harry Potter e desenhos animados que está buscando unir duas de suas paixões: os estudos e a animação em stop-motion.

Páginas

  • Página inicial
  • Apoiadores

Labels

  • estudo
  • exterior
  • animação
  • mestrado
  • application
  • bem-estar
  • hábitos
  • EAD
  • app
  • arte
  • artigo
  • biblioteca
  • bolsas
  • causas sociais
  • cinema
  • doação
  • evento
  • idiomas
  • viagem

Blog Archive

  • ►  2019 (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2018 (1)
    • ►  setembro (1)
  • ▼  2017 (18)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (7)
    • ▼  fevereiro (3)
      • Aplicações abertas para a Gobelins...
      • Pesquisando para estudar fora...
      • Vamos começar...

Destaques

  • Biblioteca #1: Manual da Animação - Richard Williams
  • Tomatinho da concentração: técnica de pomodoro...
  • Documentação básica para aplicar para universidades americanas...
Vitória Azevedo

Created With By BeautyTemplates & Published With By Blogger Templates