Biblioteca #1: Manual da Animação - Richard Williams
Olá pessoas, vou começar uma nova coluna aqui no blog, o BIBLIOTECA. Como tenho muitos livros, e mais outro tanto chegando com frequência resolvi dar dicas e apresentar alguns que gostei bastante. E não vá pensando que vão ser todos sobre animação ou arte (apesar do primeiro ser exatamente sobre isso), até porque eu acabo lendo de tudo um pouco. Até porque como diz o grande Humberto Eco em seu conceito de ANTIBIBLIOTECA:
"nosso conhecimento não é medido pela quantidade de livros que já lemos, mas sim pela quantidade de livros que faltam para lermos."
Então, vamos começar com um livro que eu acho simplesmente maravilhoso, e reúne tudo o que quem pretende estudar animação precisa saber.
O livro (grandão e pesadão), "Manual da Animação", publicado pela Editora Senac é escrito por Richard Williams, que é o diretor de animação do clássico Uma Cilada para Roger Rabbit, e reúne em um único volume: métodos, princípios e fórmulas para animadores clássicos, de computador, de jogos, de stop motion e de internet. Para mim ele é o livro base para quem quer começar a estudar essa área.
O livro começa com um apanhado histórico, apresentando estéticas, estilos e métodos de animação utilizados no passado. Williams apresenta as regras básicas, exemplos de execução, o porque do errado parecer errado e o certo parecer certo, conta experiências pessoais e sobre a história da animação até os dias de hoje.
E por contar desses causos e experiências pessoais que a leitura se torna divertida e dinâmica, você acaba rindo um pouco junto com o autor. O livro está repleto de exemplos de movimentos animados, apresentando frame a frame, desde um movimento simples como um apontar, desde uma caminhada complexa com peitos flácidos e saltitantes e narigões balançantes. Para quem quer entrar no mundo da animação clássica pode começar a copiar esses exemplos, sendo assim um exercício maravilhoso, principalmente pra quem quer entrar na animação clássica. Então, esteja preparado para ver um enorme número de imagens e colocá-las em sequência mentalmente para visualizar o movimento, o que não é difícil.
Apesar de quase todos os exemplos serem apresentados por meio da animação clássica, os conceitos são bem explicados e definidos, tornando fácil a aplicação ou migração destes conceitos em outras técnicas, seja ela animação computadorizada, cut out, stopmotion, flash, ou qualquer outra.
E por contar desses causos e experiências pessoais que a leitura se torna divertida e dinâmica, você acaba rindo um pouco junto com o autor. O livro está repleto de exemplos de movimentos animados, apresentando frame a frame, desde um movimento simples como um apontar, desde uma caminhada complexa com peitos flácidos e saltitantes e narigões balançantes. Para quem quer entrar no mundo da animação clássica pode começar a copiar esses exemplos, sendo assim um exercício maravilhoso, principalmente pra quem quer entrar na animação clássica. Então, esteja preparado para ver um enorme número de imagens e colocá-las em sequência mentalmente para visualizar o movimento, o que não é difícil.
Apesar de quase todos os exemplos serem apresentados por meio da animação clássica, os conceitos são bem explicados e definidos, tornando fácil a aplicação ou migração destes conceitos em outras técnicas, seja ela animação computadorizada, cut out, stopmotion, flash, ou qualquer outra.
Durante todo o livro ele vai apresentando "Receitas" para a criação de um movimento em animação, que são nada mais, nada menos, que perguntas que devem ser respondidas para que o seu movimento fique como o desejado. Além de apresentar uma discursão, mais do que válida no campo da animação, que é a utilização do realismo vs o cartoonesco dentro das produções.
E por fim, vamos falar do valor desta belezinha. Então, não é um dos livros mais baratos que você vai ter na sua biblioteca, o seu preço varia entre R$ 70 e R$ 120 reais, dependendo de onde você vá comprar. Mas acredito que é um título indispensável para quem quer estudar e se seguir na área.
0 comentários