Minha gente, sabemos que Netflix é vida, que podemos encontrar de tudo por lá. E porque não utilizar essa plataforma maravilhosa para adquirir novos conhecimentos? Separei aqui 9 filmes/documentários sobre arte encontrados nesta plataforma.
1. Iris - Uma vida de estilo (2014)
1. Iris - Uma vida de estilo (2014)
Documentário dirigido por Albert Maysles conta a vida de uma lenda da moda, ainda na ativa aos 93 anos, aconselhando modelos e pechinchando com os compradores. O documentário é estrelado pela própria Iris Apfel, mostra como este ícone da moda expressa a sua individualidade, de forma intuitiva, seguindo seus instintos, misturando peças de alta costura com peças pechinchadas em feirinhas e/ou lojas pequenas; por meio de vestimentas das mais diferentes etnias e países, e principalmente por meio de seus incontáveis acessórios.
O mais legal é que mostra uma pessoa que é apaixonadíssima pelo que faz, e não importa o que os outros digam, e que respeita aos demais. É um documentário de média metragem que vale a pena assistir.
O mais legal é que mostra uma pessoa que é apaixonadíssima pelo que faz, e não importa o que os outros digam, e que respeita aos demais. É um documentário de média metragem que vale a pena assistir.
2. Beltracchi - A Arte da falsificação (2014)
O documentário alemão sobre Beltracchi, é dirigido por Arne Birkenstock, e apresenta a história de Wolfgang Beltracchi, que é um artista, sendo capaz de criar suas próprias obras artísticas, maaaaaas era muito mais lucrativo simplesmente copiar os outros. O filme mostra o processo de produção destas obras copiadas, desde a mistura de tintas para a obtenção de cor, traçado de esboços e a cópia da obra, e como este cara conseguiu enganar toda uma sociedade artística crítica de grande renome. Mostra também o vasto conhecimento de Beltracchi quanto a obras de arte, fotografia, ilustração, falsificações, técnicas usadas pelos grandes artistas do passado, e a maneira a qual os quadros e pinturas envelhecem, conseguindo reproduzir a idade necessária em suas cópias.
3. Escada para o Céu: A Arte de Cai Guo-Qiang (2016)
Esses são os fogos de artifício mais impressionantes que já vi. Escada para o Céu é um documentário Original Netflix que mostra o projeto mais ambicioso de todos do artista pirotécnico chinês Cai Guo-Qiang, dirigido por Kevin Macdonald. Cai Guo-Qiang é responsável por instalações e quadros realizados com pólvora e explosões, em sua maioria tratando de temas sociais, políticos e atuais de onde vive. Eu, particularmente, fiquei apaixonada pelos projetos pirotécnicos de Cai, principalmente o realizado na abertura da exposição da Nona Onda. O projeto da escada para o céu, é um projeto antigo do artista, que passou por diversos cancelamentos e dificuldades, tendo o seu projeto inicial ainda na década de 90, em 1994, só veio ser realmente testada em 2015, 21 anos depois, em sua quarta tentativa de teste, e é lindo.
4. Dear Mr. Watterson - An Exploration of Calvin & Hobbes (2013)
Como não amar Calvin e Haroldo?? Neste documentário, dirigido por Joel Allen Schoeder, lançado quase duas décadas depois da última tirinha de Calvin e Haroldo ser publicado, é realizada uma análise do legado duradouro que a tirinha de jornal deixou. É um documentário divertido onde fãs contam como uma simples tirinha de jornal fez e ainda faz parte de suas vidas, assim como Bill Watterson conseguiu inspirar diversos cartunistas e quadrinistas a seguirem seus sonhos. O que nos leva a levantar questionamento quanto a histórias em quadrinhos e seus poderes artístico e literário. O documentário ainda nos leva para uma viagem histórica sobre as tirinhas em jornais e a maneira de produção e o espaço disponível para isso.
5. O Nascimento de Carlitos (2013)
O documentário francês sobre o grande nome do cinema, dirigido por Serge Bromberg e Eric Lange, nos mostra uma viagem pela juventude de Charlie Chaplin, apresentando como um rapaz de um dos bairros mais pobres de Londres de repente se transformou em um ícone. Aqui vários estudiosos do cinema e de suas vida irão contar sua história, até o seu sucesso com obras como Tempos Modernos, Luzes da Ribalta, Em Busca do Ouro e o Garoto sendo ele mesmo ator, produtor e diretor de suas obras. Chegando a discutir o motivo de Carlitos ainda ser sucesso nos tempos atuais.
6. Video Games - The Movie (2014)
Este documentário dirigido por Jeremy Snead, mostra a evolução dos games e seus consoles, desde o Atari até o Xbox, apresentando a história dos jogos, sua influência e a evolução dessa indústria multibilionária. Aqui temos um panorama geral, sobre quem joga games, dados sociais e profissionais, para termos uma noção de qual é o público dos games, assim como para termos uma introdução interessante ao assunto. Este documentário é um ótimo introdutório para quem quer conhecer e começar a estudar o universo dos games.
7. The 100 years show (2015)
É o documentário mais curtinho dessa lista, com apenas 30 minutos de duração. Esta obra audiovisual sobre Carmen Herrera é dirigido por Alison Klayman, traça o perfil abstrato e minimalista da artista pioneira na área, a qual obteve fama e reconhecimento quase aos 10 anos de idade. The 100 Years Show, mostra o maneira simples que esta artista cria as suas obras, como estas são reproduzidas de forma aumentada a partir de seus esboços e propostas em papel, por ela mesma, na maioria dos casos, e com o auxílio de amigos ou assistentes para a marcação de suas telas. Assim como o documentário da Iris Apfel, este me fez lembrar a minha avó, com todo o jeitinho dela e seus gostos por determinadas coisas.
8. Floyd Norman: An Animated Life (2016)
Documentário, dirigido por Michael Fiore e Erik Sharkey, mistura sequências lúdicas de animação com entrevistas e imagens de arquivos do próprio animador tem por objetivo mostrar a carreira singular do animador da Disney, Floyd Norman, responsável por clássicos como Mogli, Mulan e O Corcunda de Notre-Dame. É um documentário no mínimo divertido, a maneira que as informações são apresentadas, é quase uma conversa simples enquanto Floyd desenha os personagens o qual desenhou centenas e milhares de vezes para compor as animações que participou, até porque Floyd Norman é uma figura, considerado por alguns como o Forrest Gump da animação, todos o conhecem. Tá ai um cara que é apaixonado pelo que faz, porque trabalha com o que gosta, com o que é apaixonado, acho que é o sonho de muita gente, inclusive o meu. Bateu foi a nostalgia, com esse documentário, de assistir novamente os clássicos da Disney e cantar todas as músicas. ^^
9. Walt Antes de Mickey (2015)
E para fechar com chave de ouro, um filme sobre um dos grandes mestres da animação, Walt Antes de Mickey é dirigido por Khoa Le, é baseado em um livro de Timothy Susanin, e aqui somos apresentados a vida do jovem Walt Disney de Missouri a Hollywood, vida a qual foi marcada por altos e baixos, contratos complicados e um namoro promissor. O filme mostra todo o trajeto profissional de Walt, com suas empresas e empregos até o surgimento da tão conhecida Walt Disney Pictures.
"Sonhos não se realizam sem muitos fracassos, e esperança" (Walt Antes de Mickey)
Depois de assistir todos esses documentário maravilhosos, achei outros tantos disponíveis na Netflix que fiquei morrendo de vontade de assistir, mas estes ficam para um próximo post.
Definitivamente o que mais me motivou e me deixou ligada pra produzir e correr atrás do que eu quero foi o sobre Floyd Norman, além de ser o que eu sou apaixonada, ele fala num entusiasmo, numa paixão que não tem tamanho. E você? Já assistiu algum? De qual gostou mais? Deixa nos comentários a sua opinião.
"Sonhos não se realizam sem muitos fracassos, e esperança" (Walt Antes de Mickey)
Depois de assistir todos esses documentário maravilhosos, achei outros tantos disponíveis na Netflix que fiquei morrendo de vontade de assistir, mas estes ficam para um próximo post.
Definitivamente o que mais me motivou e me deixou ligada pra produzir e correr atrás do que eu quero foi o sobre Floyd Norman, além de ser o que eu sou apaixonada, ele fala num entusiasmo, numa paixão que não tem tamanho. E você? Já assistiu algum? De qual gostou mais? Deixa nos comentários a sua opinião.
2 comentários
Adorei as dicas.
ResponderExcluirsalvei vários na lista para ver depois =)
Me conta depois o que achou.
Excluir